Dicionário da Empreendedora

dicionário empreendedor

Por Redação RME
 

Aceleradora

 

Instituições que financiam empresas e startups com alto potencial de crescimento. Em troca essas instituições ganham visibilidade e de 5% a 15% das cotas das empresas que oferecem suporte.

B2B

 

Significa Business to Business, ou seja, empresas que tem outras empresas como clientes.

B2C

 

Business to Consumer = Empresas que tem clientes pessoa-física.

Bootstrapping

 

Quando o empreendedor financia os gastos e projetos de sua empresa com seu próprio dinheiro, sem empréstimos ou capital de investidores.

Business Plan

 

É o plano de negócios das empresas, que traz os dados, sócios, descrição de produtos e serviços, estratégias de comunicação e marketing e assim por diante. Simplificando: Plano de Negócios

Canvas

 

O método Canvas é um modelo de negócios. Sua estratégia é baseada em um mapa visual formado por nove blocos com tópicos como: segmentação de clientes, custos, recursos e parcerias, fontes de receita, atividades principais, dentre outros.

Capital de Giro

 

São os recursos que sustentam a empresa e cobrem seus curtos extras da empresa. É necessário para manter o negócio caso haja problemas, períodos de recessão ou poucos clientes.

CEO

 

CEO é a sigla inglesa de Chief Executive Officer, que significa Diretor Executivo. Popularmente se refere ao cargo máximo da empresa.

CTO

 

É a sigla para Chief Technology Officer, que significa Diretor Técnico. É o responsável por toda a infra-estrutura tecnológica da empresa.

Coworking

Espaços de trabalho compartilhados por empreendedores e outros profissionais.

Crowdfunding

 

Financiamento coletivo feito através de plataformas online especializadas, para viabilizar o nascimento de uma startup ou projeto. É a famosa “vaquinha”, mas nesse caso são oferecidas recompensas e até oportunidade de o consumidor testar os produtos da empresa antes que eles cheguem ao mercado. Simplificando = Financiamento Coletivo

E-commerce

 

Nome em inglês para “comércio eletrônico”. São lojas virtuais onde possível expor e vender os seus produtos por meio de dispositivos móveis e computadores, através de sites e aplicativos.

 

Escalabilidade

 

É a capacidade de um negócio crescer de maneira rápida e efetiva, com o intuito de atender um mercado consumidor de massa ou um grande público.

Franquias

 

Uma rede de negócios em que o proprietário de uma marca cede a outro empreendedor o direito de vender e distribuir os seus produtos, seguindo um modelo padrão e regras próprias da marca.

Funil de Vendas

 

Um modelo de estratégia que identifica cada processo de vendas para atrair curiosos ou potenciais clientes e transformá-los em consumidores.

Google Analytics

 

Ferramenta do Google usada para acompanhar as visitas de um site de uma empresa e compará-la com seus concorrentes.

Growth Hacking

 

Uma prática de encontrar métodos que promovem um crescimento acelerado de startups. Nele é utilizada criatividade, conhecimento de marketing e tecnologias para desenvolver estratégias.

Inbound Marketing

 

É um conjunto de estratégias que têm como objetivo atrair voluntariamente os consumidores para o site da empresa. Ele se baseia no relacionamento com o consumidor por meio de conteúdos interessantes, blogs, e-books, entre outros, em vez de propagandas e interrupções.

Incubadora

 

Assim como as aceleradoras, as incubadoras são instituições privadas ou governamentais que auxiliam micro e pequenas empresas, com ideias, aconselhamento e capital para desenvolverem o seu negócio.

Investidor-Anjo

 

Profissionais que investem em negócios iniciantes de grande potencial e recebem em troca um percentual da empresa investida.

KPI

 

É a sigla correspondente a Key Performance Indicator, ou Indicador de Chave de Desempenho. São as medições dos resultados dos processos de uma empresa para colaborar com o cumprimento de suas metas e objetivos.

Landing Page

 

É uma página da internet que permite a captura de informações de um visitante através de um formulário. É uma das ferramentas do inbound marketing para atrair consumidores e clientes.

Lead

 

Essencial para empresas que trabalham com marketing digital. É um potencial consumidor de uma marca que demonstrou interesse em consumir o seu produto ou serviço. Por exemplo: um visitante que entrou em seu site e deixou o e-mail cadastrado para receber informações.

Marketplace

 

Enquanto uma loja virtual só tem um dono, um marketplace abriga muitas lojas, de diferentes donos, que podem vender produtos iguais a preços diferentes.

Marketing Digital

 

São ações de comunicação de uma empresa feitas por meio da Internet, celular e outros meios digitais para divulgar e comercializar seus produtos, conquistar novos clientes e melhorar a sua rede de relacionamentos.

Meetup

 

Encontro de pessoas do meio empreendedor para discutir ideias, trocar experiências e aumentar a rede de contatos. Simplificando = encontro de empreendedores.

MEI

 

É a sigla para Microempreendedor Individual, uma pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário.

Networking

 

Essencial para o crescimento de um negócio, networking é a rede de contatos e relacionamentos que os empreendedores conseguem manter com profissionais, fornecedores e potenciais clientes. Simplificando: rede de contatos.

Pitch

 

É uma apresentação breve da empresa, geralmente feita a investidores. Um bom pitch deve conter a explicação do negócio, a oportunidade, o potencial mercado, a solução que oferece e o que está buscando.

PME

 

Sigla para Pequenos e Médios Negócios.

ROI

 

Sigla para Return on Investment, ou Retorno sobre Investimento, em português. É a relação entre o que foi investido  em ações de marketing e o lucro obtido.

Royalties

 

É o valor cobrado pela utilização do nome e estrutura de uma empresa para os seus franqueados. Geralmente é feito mensalmente e corresponde a uma porcentagem do faturamento dessas franquias.

SEO

 

Otimização do Mecanismo de Busca, ou seja,  estratégias que fazem seu site/endereço eletrônico aparecer nas primeiras páginas de mecanismos de busca como o Google.

Stakeholders

 

Os stakeholders são todas as pessoas que possuem uma participação direta, ou indireta, na criação e dia a dia de uma empresa. Podem ser clientes, fornecedores, colaboradores, sócios, até outros setores da sociedade como órgãos públicos e governamentais.

Startups

 

Negócios iniciantes e com alto potencial de crescimento que fazem uso de tecnologia. Suas principais características são nascerem de uma boa ideia e serem extremamente inovadoras.

 

Venture Capital

 

Tradução para ‘‘capital de risco’’, os VC’s são recursos investidos para financiar os primeiros passos de uma empresa para que ela consiga se expandir.

Webinar

 

É uma videoconferência que possui apenas uma via e permite a interação entre usuários através de um chat, onde se pode enviar perguntas e comentários que são respondidas ao vivo pelo palestrante. Simplificando = palestra online.

 

 

 

s;