Women20 Summit começa hoje em Berlin com importantes convidados do mundo todo

Foto: Simone M. Neumann

O evento, que acontece do dia 24 ao dia 16 de abril, mescla um propósito ambicioso e uma programação de qualidade. Além de uma conferência com mais de cem representantes de todos os países membros do G20, o propósito do evento é consolidar o tema do Empoderamento Econômico da Mulher nas pautas do bloco econômico. Também está na programação uma troca de experiências diversificadas entre convidados internacionais. Vários especialistas e autoridades representativas da política, economia, organizações internacionais e sociedade civil do mundo todo confirmaram presença.
 
Um dos destaques é o painel “Inspirar mulheres: fortalecer o empreendedorismo feminino”, com o objetivo de discutir como promover o empreendedorismo feminino em larga escala ao redor do mundo. Estarão presentes: a Chanceler Alemã Angela Merkel junto com Rainha Máxima da Holanda, defensora especial de financiamento para desenvolvimento e presidente honorária do Parceria Global para Inclusão Financeira do G20; a Ministra de Relações Internacionais do Canadá Chrystia Freeland; a Diretora do Fórum Internacional da Mulher Christine Legarde; a Vice Presidente do Bank of America Anne Finucane; a Primeira filha e conselheira do Presidente Ivanka Trump; a tecnóloga e empreendedora queniana Juliana Rotich; e a Presidente do Trumpf GmbH Nicola Leibinger-Kammüller.
 
A discussão será mediada por Miriam Meckel, Editora-Chefe da revista alemã Wirtschaftswoche e professora de Mídia e Comunicação para gestão. Fortalecer a posição econômica da mulher e oportunidades de crescimento e desenvolvimento sustentável será o ponto principal do painel, que contará com a presença também da Ministra Federal da Mulher Manuela Schwesig.
 
A Chanceler Merkel também discursará aos participantes de toda a parte do mundo em uma recepção de gala no Deutsche Bank. Ao final da conferência, ela fará um comunicado final dos processos de diálogo do Women20 Summit deste ano e responderá perguntas dos participantes.
 
Os temas dos processos de diálogos dessa edição do W20 são: acesso ao mercado de trabalho e recursos financeiros, empreendedorismo feminino, e digitalização. O principal propósito é consolidar o poder econômico da mulher como uma seção transversal comum em todas as sub-categorias políticas do G20.
 
O Women20 Germany é coletivamente organizado pelo Conselho Nacional de Organizações Alemãs de Mulheres [Deutscher Frauenrat] e pela Associação de Mulheres Empreendedoras Alemãs [Verband Deutscher Unternehmerinnen].
 
O Conselho Nacional de Organizações Alemãs de Mulheres é o maior lobby de mulheres da Alemanha, servindo como uma organização central para mais de cinquenta outras organizações e associações nacionais femininas.
 
A Associação de Mulheres Empreendedoras Alemãs é uma associação de negócios interprofissional com ligações internacionais que tem representado os interesses empreendedores de mulheres na economia, sociedade e política há mais de 60 anos.

s;