Vittude lança campanha voluntária para ajudar jovens e adolescentes com depressão

Aumento de 3600% no número de acessos na startup Vittude é liderado por adolescentes e jovens. Estreia da série 13 reasons Why e popularização do jogo Baleia Azul são possíveis explicações
 
vittude
 
A Vittude, plataforma criada para conectar psicólogos e pacientes, registrou em maio um aumento de 3600% no número de acessos em comparação a abril. O site, que registrava média de 92 visitantes por dia, recebeu cerca de 100 mil pessoas ao longo do mês de maio. O crescimento expressivo no número de acessos vem se refletindo na caixa de mensagens disponibilizada pela plataforma, alvo de centenas de relatos envolvendo sintomas de tristeza profunda, desinteresse pela vida e até relatos de violência, agressão sexual e uso de drogas.

 

“Nosso chat era usado apenas para esclarecimento de abordagens terapêuticas e indicação de psicólogos, estamos surpresos”, diz a CEO e fundadora da startup, Tatiana Pimenta. Segundo Tatiana, a faixa etária dos visitantes vem chamando a atenção da equipe da plataforma. Mais da metade das pessoas que buscam ajuda são adolescentes e jovens entre 12 e 24 anos. “São meninos e meninas manifestando o desejo de colocar fim à própria vida, muitos deles informando não serem ouvidos pelos pais”, diz Tatiana.

 

A Vittude está analisando cada caso individualmente e encaminhando para psicólogos voluntários por todo Brasil. “Recebemos pedidos de ajuda de diversas regiões do Brasil”. A iniciativa da startup foi criar uma campanha pedindo apoio de psicólogos em todo território nacional. A ação já reuniu mais de 2300 profissionais que se cadastraram como voluntários e já atendeu até o momento cerca de 300 adolescentes.

 

Para direcionar os relatos a profissionais com mais precisão, a Vittude vem formando um banco de dados com informações dos visitantes. O estado com maior número de relatos é São Paulo, com 39%, seguido pelo Rio de Janeiro (11%), Minas Gerais (8%), Paraná (7%) e Rio Grande do Sul (6%). O levantamento ainda mostra que 76,8% dos visitantes são mulheres.

 

Segundo Tatiana, o boom de acessos ao site coincide com o lançamento da série da Netflix, 13 reasons Why, e com a popularização do jogo Baleia Azul. A série conta a história de uma jovem que comete suicídio após sofrer agressões físicas, sexuais e psicológicas no colégio onde estuda. O jogo aborda o mesmo tema, porém na vida real, já que propõe o suicídio como o último de 50 desafios impostos aos participantes.

 

Para saber como ajudar, acesse www.vittude.com

s;