home office />

Dicas para organizar seu home office

*Por Camila Pinotti
 
Complementando o trabalho ou sendo seu próprio escritório, o home office tem disputado espaço em nossos lares. Surgindo quase que por acaso, esse cantinho merece atenção por contribuir com boa parte do seu dia.
 

Como estava fora dos planos, costuma ser pequeno e um desafio à organização, exigindo que seja prático e funcional. E não o menospreze, porque se no passado grandes ideias surgiram na garagem, talvez hoje o Home Office seja a primeira parada de quem vai empreender. Use-o de laboratório para novas ideias, e permita que seja o lugar da experimentação.
 

Tentando facilitar à vida de quem está montando seu home office, separei 4 dicas para nortear essa arrumação.
 

DICA 1
 

Invista em uma boa cadeira e mesa. Respeite medidas que tragam conforto ao lugar onde você passará algumas horas sentado em frente à tela do computador ou com trabalhos manuais. Prefira uma cadeira com acolchoado no assento, e que tenha apoio nas costas. Aqui, beleza não é o principal, mas podemos casar com boas opções que se aliem à funcionalidade. A altura mais confortável da mesa ou tampo, fica em torno de 75cm, mas lembre que essa medida tem relação com pessoas de 1,65-1,70m de estatura. Revise a medida caso você esteja fora dessa faixa, ok?

Cuidado ao reaproveitar peças que já possui na casa. Veja se além da altura essa peça permite que suas pernas entrem confortavelmente, sem que sejam limitadas por gavetas ou molduras.

 

DICA 2
 

Escolha acessórios que ajudem a organizar o espaço. Porta canetas, quadro e uma prateleira ou suportes são fundamentais. E vale o sistema faça você mesmo, ou, Do it yourself (DIY). Tenha à mão os itens que mais usar. E isso varia de acordo com seu trabalho, ou o que vai exercer dentro do seu home office. Um conjunto com suportes para materiais de pintura podem ser tão úteis quanto mais espaço ao redor do seu notebook, e tudo vai depender do seu trabalho.
 

Particularmente gosto muito dos boards por oferecerem opções e trazerem personalidade. Os com furos que permitem fixar vários suportes, o vidro serigrafado pode ser usado como lousa, e o quadro de aço trabalhado com imãs.

 

DICA 3
 

Iluminação! De nada vale um bom local, organizado e confortável se não tiver uma boa visão do que está fazendo. Para evitar quebra-quebra, luminárias tipo lustre podem ser apoiadas sobre a mesa. Numa decoração de estilo industrial o fio aparente faz parte da decoração e permite ir mais longe com a luminária. E caso possa investir um pouco mais, luminárias no teto complementam bem a luz do ambiente onde seu home office foi alojado. O ideal é que independente do tipo, a iluminação dessa peça seja indireta e com boa potência. Dê preferência às lâmpadas de led, que não esquentam, já que a luminária estará próxima de você.

 

DICA 4
 

Não tenha medo da cor! Como geralmente falamos de uma área pequena, podemos ousar nas cores das paredes, indo além do branco minimalista, ou do cinza urbano. O cuidado é apenas com as vibrantes, que podem gerar ansiedade e agitação em exagero dependendo da sua personalidade. Buscamos aqui energia e empolgação, porém sem tirar nosso foco.
 

Deixe que essa atividade seja um ritual, ajudando a incorporar seu novo projeto. Ou convide a família a participar, contando com o apoio deles nesse processo.
 

E você? Já começou a montar seu Home Office? Compartilhe com a gente como ficou a montagem!
 

*Camila Pinotti é arquiteta formada pela Anhembi Morumbi, com especialização em Marketing de Serviços (FGV).
Tem experiência na gestão de Orçamentos e coordenação de Obras. 

s;