perfil />

Como transformar em realidade o seu sonho de empreender?

Por Josefina Picanço*
 
Você deseja empreender e ter seu próprio negócio?
 

Iniciar um novo projeto é sempre um grande desafio e quando falamos em criar nosso próprio negócio, então, nem se fala. Empreender exige uma boa dose de coragem e muita energia. Se não sairmos da zona de conforto, nada acontece, mas é possível sim transformar o sonho em realidade e entrar numa nova etapa na vida sem grandes complicações.
 

Tenho acompanhado diversos grupos de empreendedoras e vejo muitas mulheres em busca de um negócio onde possam ter uma renda e conciliar sua vida doméstica, ou então têm um trabalho e querem uma renda extra, ou estão insatisfeitas com seu trabalho e desejam algo que possa viabilizar uma transição de carreira.
 

Em que atividade eu posso ter sucesso como empreendedora?
 

Na verdade, a escolha do que fazer tem muito a ver com quem você é, como você se vê e como você pode em seu negócio fazer algo que realmente ame. E para isso, um caminho importantíssimo é o do autoconhecimento. Quanto mais você tem consciência de quem você é, quais seus maiores talentos, o que mais faz com maestria, e também quais seus pontos fracos, aquilo que tem dificuldade em lidar, maiores são as suas chances de ser bem sucedida no que faz.
 

E além disso, eu enxergo empreender como uma atitude, que pode ser vivenciada tanto em sua própria empresa, como atuando no mundo corporativo ou mesmo no serviço público. Então, para que você conquiste bons resultados em qualquer empreendimento, é fundamental manter uma atitude empreendedora.
 

E como escolher?
 

Hoje existem tantas possibilidades, desde franquias, negócios digitais, serviços em lojas físicas ou virtuais e uma gama de revenda de produtos. Isso pode até parecer uma dificuldade, pela profusão de opções, o importante é você perceber aquilo que faz sentido para você, dentro dos seus desejos, seus talentos e frente a sua realidade de vida.
 

No mundo dos negócios, quando criamos uma empresa ou um novo produto, começamos pensando no que queremos oferecer, no público que desejamos atingir e qual será o diferencial de nossa oferta frente ao que já existe no mercado.
 

E isso vale para qualquer empreendimento. E essa visão do que se quer oferecer está fortemente baseada em nosso propósito. O propósito de existir de uma empresa deve estar claro, pois sem ele a empresa pode perder o rumo.
 

E como saber o meu propósito ?
 

Como ter certeza que estou tomando a decisão certa? Quais são as chances de um negócio que nem saiu do papel acontecer? São muitas as dúvidas que surgem nessa trajetória, mas o primeiro passo para que dê certo é saber qual o seu objetivo, lembrando que de nada adianta ter um sonho que seja impulsionado apenas pelo fator financeiro. É preciso ter uma causa, um propósito, transformar uma ideia em um ideal.
 

O seu propósito está ligado com aquilo que vem de dentro de você, com o que você considera importante fazer da sua vida. Reflita um pouco, pense no que faz bem feito, no que as pessoas admiram em você, no que você pode fazer no ambiente ao seu redor que vá fazer diferença.
 

O coaching tem várias ferramentas que são grandes aliadas nesse momento. Tanto na identificação de seu propósito, como no mapeamento de seus talentos e dificuldades, de forma a lhe dar a clareza necessária para que trilhe esse caminho com muito mais facilidade e chances de sucesso.
 

E depois de ter clareza do que fazer, como por em prática?
 

Use a sua criatividade, observe o seu redor e na hora de empreender também inove! Claro que não adianta ter uma causa incrível, a coragem de assumir os riscos, usar a criatividade e não ter competência para colocar em prática, por isso, antes de iniciar qualquer negócio você vai precisar de um bom planejamento para ter a melhor estratégia. É a estratégia que vai te indicar o melhor caminho, então após definir o seu objetivo e a sua causa foque no seu plano de ação, na sua tática de sucesso.
 

Nesse momento, o ideal é alinharmos ferramentas de desenho de negócios com ferramentas de coaching e assim mapear passo a passo a estratégia, unindo os passos do empreendimento, com seu próprio desenvolvimento.
 

Temos disponíveis ferramentas como o SWOT (sigla em inglês para Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças), os planos de ação, os objetivos estratégicos, além das técnicas de design thinking que nos ajudam a ter uma visão simples e completa do que desejamos construir.
 

Como tirar do papel e seguir em frente?
 

Quando você tem mais clareza e um plano estruturado, os riscos são menores, mas seguir em frente exige determinação e resiliência. Dê o primeiro passo, organize na sua semana as tarefas que você tem que fazer e faça!
 

Nem tudo sai como planejado, a gente vai descobrindo desafios e aperfeiçoando a estratégia, ao mesmo tempo  que aperfeiçoamos a nós mesmas.
 

E quando bater aquele medinho, lembre-se que nenhum empresário de sucesso começou do topo. São muitos altos e baixos, erros e acertos que levam a uma história de sucesso. Não precisa ser um gênio ou ter muito dinheiro: com propósito e garra, qualquer um é capaz de empreender.
 

E então, que tal dar o primeiro passo para colocar em prática seu sonho de empreender?
 

Josie é empresária de Software e Coach de Empreendedoras. Mãe e esposa, é sócia fundadora e VP de negócios da Softium Informática, empresa que há mais de 20 anos desenvolve softwares para CRM e Contact Centers. Alia as habilidades de coach certificada internacionalmente e com pós-graduação em Ciências da Computação e MBAs Executivos no COPPEAD-UFRJ e na FDC-MG. Em sua trajetória empresarial, capitaneou a expansão de sua empresa de TI em todo o Brasil. Como coach e mentora, foca no desenvolvimento do potencial empreendedor das mulheres, alinhando com programas de produtividade e qualidade de vida. Contribui em blogs de empreendedorismo e desenvolvimento feminino e relacionados a Contact Centers. É embaixadora da Rede Mulher Empreendedora em Fortaleza-CE e participa ativamente do Grupo Mulheres do Brasil, visando a ampliação de projetos de cidadania e valorização da mulher.

s;