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O Instagram e como ele influencia sua loja física

Por Camila Pinotti
 
Os 4 P do marketing já estão registrados na mente de quem inicia seu próprio negócio.  Há até quem os chame de pilares do marketing, o que pede estudo constante sobre Produto, Preço, Praça e Promoção.
 

Por isso trago uma tendência especifica da Praça ou Ponto, a influência do Instagram em sua loja! Loja, clínica, padaria, ou seja como for, seu comércio e prestação de serviço também deve prever o uso do Instagram. Não estou falando da página da sua empresa, mas de lembrar e entender como seu espaço será utilizado pelo cliente gerando imagens e conteúdo no Instagram dele.
 

Pode parecer loucura, mas no Instagram, publicações digitais florescem aos olhos de milhões de pessoas diariamente.
 

Esse registro em tempo real promete interferir até mesmo no desenvolvimento de projetos de arquitetura. Afinal, estamos falando de um aplicativo de rede social que possui 600 milhões de usuários, e mais do que notícias, nele tratamos de influência, e isso pode ser bom para você, desde que seu Ponto esteja preparado para isso.
 

Perceba se no planejamento do Ponto você está levando em consideração um local bacana onde seu cliente queira registrar que está lá. Se imagine no lugar dele e pergunte, onde eu faria uma foto aqui? Que característica, objeto, cor ou acabamento representa minha marca e faz dela uma lembrança? A iluminação projetada favorece as fotos de celular?
 

O acesso mobile além de exigir sites responsiveis mostra que assim como nós, nossos clientes também não desgrudam de seus aparelhos. Das fotos que tiramos diariamente, quantas tratam do agora? Entende esse investimento no espaço físico como um meio de transportar a presença real de seu cliente, para o mundo virtual, através do Instagram.
 

Saia do lugar comum, até o piso pode gerar fotos em perspectivas. Quantos virais com fotos mostrando apenas os pés já passaram pela sua timeline? Você curtiu?
 

Invista nas paredes. O branco pode ser elegante, mas não é o cenário mais divertido ou convidativo para fotos. As paredes e a decoração são um pouco da experiência que seu cliente quer levar para casa, capriche!
 

Estimule e ensine seu cliente a usar esse espaço, tenha em sua página ou conta de Instagram, algumas fotos que mostrem como seria a apropriação desse espaço.  Promova essa interação entre o cliente e seu espaço assim estará tratando não só do marketing digital, mas do marketing de relacionamento, trabalhando a relação entre você e o usuário.
 

*Camila Pinotti é arquiteta formada pela Anhembi Morumbi, com especialização em Marketing de Serviços (FGV).
Tem experiência na gestão de Orçamentos e coordenação de Obras. 

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