19 dificuldades encontradas na gestão das micro e pequenas empresas
Por Jaqueline Guerra
No Brasil, são consideradas microempresas aquelas que registram em cada ano calendário uma receita bruta de até R$ 360 mil. Já as empresas de pequeno porte são aquelas com receita bruta anual superior a R$ 360 mil e até
R$ 3,6 milhões. Segundo o Sebrae Nacional, no Brasil existem 6,4 milhões de estabelecimentos. Desse total, 99% são micro e pequenas empresas (MPEs).
As MPEs respondem por 52% dos empregos com carteira assinada no setor privado. Tamanha a importância dos números apresentados, fui a campo verificar quais eram as maiores dificuldades que as empresas enfrentam no dia a dia das suas atividades. Observamos que a recessão em que o país esta vivendo contribuiu muito para a mortalidade das Micro e Pequenas Empresas porem não é o fator principal; a falta de Planejamento, descontrole Financeiro e Mão de obra desqualificada contribuem e muito para o fechamento da empresa.
Listamos a seguir algumas dificuldades encontradas na gestão das empresas e que contribuem diretamente no fechamento das Micro e Pequenas Empresas.
Dificuldades encontradas na Gestão Administrativa:
- Falta de um Planejamento Estratégico;
- Falta de parâmetros para atingir as metas;
- Falta de foco e direcionamento;
- Perda de clientes para a concorrência devido ao mal atendimento;
- Falta de Gestão de Estoque – Análise de Demanda e Curva ABC;
- Perda de vendas por não buscar oportunidades de parcerias;
Dificuldades encontradas na Gestão Financeira são:
- Descontrole do fluxo de caixa e Capital de Giro insuficiente;
- Descapitalização financeira, ou seja, gastar em uso próprio o capital de giro da empresa;
- Inadimplência;
- Pagar juros mais altos pela captação de recursos financeiros imediatos;
- Atrasos no pagamento colaboradores e fornecedores;
- Ausência de informações financeiras para tomadas de decisão;
Dificuldades encontradas na Gestão de Recursos Humanos são:
- Processo de seleção deficitário e falta de avaliação de perfil ideal para contratação e promoção;
- Falta de desenvolvimento da equipe;
- Falta de avaliação desempenho e Pesquisa de Clima;
- Falta de definição de responsabilidades – Descritivo de posto – Organograma;
- Falta de uma política salarial;
- Ausência de Gestão dos Sócios;
- Ausência de um Gestor com formação em Administração;
Jaqueline Guerra é Formada em Administração de Empresas; MBA em Gestão Empresarial – FGV; Especialização em Como Gerenciar Pequenos e Médios Negócios – FGV; Consultoria Organizacional – FGV; Diretora Executiva da JC Consultoria em Gestão de Negócios; Liderança Produtiva: Coach em Gestão de Pessoas – IEL-ES; Embaixadora da Rede Mulher Empreendedora no ES; Embaixadora da Escola de Você no ES.