esocial />

Como economizar até mil reais em 2018

Por Elis Negrão
 
Em tempo de crises mudar é preciso, e tudo que ajuda a encher um pouco mais nosso porquinho nós vamos atrás. Então preste bem atenção, porque tenho uma pérola para te contar: você pode juntar até mil reais por ano tendo uma conta bancária gratuita em qualquer banco. Isto mesmo, você leu direito: gratuita! Sem pagar por saques, transferências e extratos. É verdade e pode ser solicitada por qualquer um. Você nunca tinha ouvido falar sobre isto porque a propaganda deste benefício é muito pequena.
 

Pesquisas realizadas pela Associação de Consumidores Proteste, mostraram que há pacotes de serviços de algumas contas bancárias que podem chegam a custar mais de mil reais por ano. Mesmo as contas universitárias, que se dizem ser baratas, chegam a custar mais de cem reais ao ano.
 

Mesmo a conta gratuita sendo um direito de todos, os bancos não fazem questão de oferecê-la, fazendo com que os consumidores venham a descobri-las sozinhos. Então vamos contar ao mundo! Há muitos anos o Banco Central obriga os bancos a oferecerem contas com serviços essenciais sem taxas. Isto significa que, durante o mês, o cliente terá direito a quatro saques, duas transferências entre contas do mesmo banco, dois extratos do mês anterior, um extrato anual e dez folhas de cheque. Isto é possível tanto na conta corrente como poupança.
 

O Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor (Brasilcon) garante que o consumidor pode solicitar ao banco informações sobre sua conta e também migrar de uma conta corrente para a poupança, gratuitamente. Para que tenhamos o direito de contas gratuitas neste modelo, não contaremos com crédito, como limite e empréstimos, e teremos que pagar por qualquer outro serviço que não esteja incluído no pacote gratuito.
 

Também existe a alternativa de ter a conta digital, um hábito sustentável. Alguns bancos trabalham com contas digitais gratuitas, o que significa que o cliente fará somente movimentações por celular, telefone, caixa eletrônico e internet, e não terá acesso às agências bancárias, nem a cheques. Mas poderá fazer transferência para outros bancos por DOC e TED, saques e extratos ilimitados por canais eletrônicos. Eu sou super adepta da conta digital, porque além de econômica, é segura e prática, não preciso ir nas agências, tenho tudo rápido na palma das minhas mãos.
Com essas alternativas é possível economizar muito!

s;