Retrospectiva RME: o que 2017 nos trouxe?

cores

Este ano está chegando ao fim e com certeza foi um período de muito esforço e aprendizado para todos. Em 2017, convivemos com uma crise, muitas mudanças políticas e desemprego. Foi o ano em que o empreendedorismo por necessidade cresceu muito e as empresas abertas nos últimos anos alcançaram o número de 11 milhões, com mais de 79% delas sendo MEIs, segundo pesquisa do Sebrae.
 
Porém, dentre todos esses reveses, esse também foi o ano em que, segundo o IBGE, os pequenos negócios empregaram mais da metade dos trabalhadores no Brasil. Nós da RME, apesar de todas as dificuldades, também tivemos algumas conquistas muito importantes neste ano. Conheça alguns dos nossos feitos:
 

W20 Summit
 

w20
 

Em abril, participamos do W20 Summit, em Berlim. O evento contou com a participação de mais de 100 representantes do G20 do mundo todo, com destaque para Angela Merkel, chanceler alemã. Nele foi discutido e criado um documento com as diretrizes para o empoderamento econômico da mulher.
 

Workshops de Facebook para Negócios
 

workshop face
 

No meio de 2017, firmamos uma parceria com a maior rede social do mundo para oferecer workshops para mulheres empreendedoras. Com os temas “uso da plataforma para negócios” e “dicas de como obter mais influência” oferecemos o curso para 320 mulheres. Além de uma sala de capacitação da empresa no Fórum Empreendedoras.
 

Fórum Empreendedoras
 
forum empreendedora
 

Pela primeira vez, nas seis edições do evento, recebemos, capacitamos e inspiramos mais de 1600 participantes. Tivemos 40 estandes de negócios, 40 horas de programação simultânea e 40 palestrantes que doaram seu tempo para estarem presentes e compartilharem seus conhecimentos com mulheres empreendedoras.

 

W55
 

Juntamente com Fernanda de Lima, CEO da Gradual Investimentos, fundamos uma aceleradora, focada em negócios liderados por mulheres, e escola para mulheres empreendedoras. Já temos duas empresas em aprovação para receberem a aceleração e esperamos ajudar o máximo possível de empreendedoras no ano que vem.

 

Instituto Rede Mulher Empreendedora
 

instituto
 

Com um planejamento que durou um ano e meio, criamos em agosto a vertente social da Rede Mulher Empreendedora, um instituto que busca criar, estimular e articular políticas públicas para mulheres empreendedoras e em situação de vulnerabilidade. E neste ano mesmo já colocamos um projeto em parceria com a joalheria PANDORA em prática.

 

Edital Goldman Sachs & Fortune Global Women Leaders Award e Fortune Most Powerful Women

 

fortune
 

Participamos do edital Goldman Sachs & Fortune Global Women Leaders Award com um projeto de um aplicativo de mentorias e fomos uma das três ideias selecionadas. Para receber o prêmio, fomos para Washington e participamos de dois painéis no evento Fortune Most Powerful Women, que contou com a presença de mulheres líderes como Anne Finucane, vice-presidente do Bank of America; Indra Nooyi, CEO da PepsiCo e Arianna Huffington, fundadora do The Huffington Post.

 

Princípios de Empoderamento Feminino da ONU Mulheres
 
Somos uma das 150 empresas brasileiras que são signatárias dos princípios de empoderamento feminino da ONU Mulheres. Como um negócio social que visa empoderar mulheres por meio do empreendedorismo, achamos muito importante apoiar esta iniciativa e divulgar para que cada vez mais empresas brasileiras assinem estes sete princípios e ajudem mulheres a sentirem-se mais fortes.
 
Prêmio CEO com Propósito
 

ceo com propósito
 

Nossa CEO, Ana Fontes, ganhou o Prêmio CEO com propósito. No evento, promovido pelo Ideia Sustentável, Ana compartilhou sua história e trajetória com a Rede Mulher Empreendedora, ajudando mulheres empreendedoras a conseguirem sua independência financeira e de decisão sobre seus negócios e suas vidas.
 

Projeto PANDORA Mulheres Empreendedoras
 

Em outubro, lançamos junto com a Editora Mol e a joalheria PANDORA a venda do livro “Você é Incrível”. Com a comercialização temos parte do valor doado para o Instituto Rede Mulher Empreendedora, que, com o dinheiro, desenvolverá um projeto de aceleração para mulheres donas de negócio no setor do varejo.
 

Projeto Women Will com Google
 

women will
 

Em novembro, iniciamos um projeto, em parceria com o Google, para capacitar pequenas empreendedoras ou mulheres desempregadas de Paraisópolis e Brasilândia. Foram oito dias, quatro para cada localidade, de curso com temas de liderança e empoderamento e 100 mulheres beneficiadas.
 

Apesar da situação do país, tivemos um ano bem movimentado e cheio de projetos, e agradecemos a todos que nos ajudaram, nossos parceiros, patrocinadores, colaboradores, influenciadoras, embaixadoras e todos que participaram deste 2017 tão agitado! Aqui vão alguns números sobre nossos resultados:
 

410 mil pessoas em nossas redes sociais
70 embaixadoras espalhadas pelo país
320 empreendedoras capacitadas em workshops do Facebook
100 mulheres de Brasilândia e Paraisópolis capacitadas pelo treinamento do Google
72 eventos realizados, entre eles 46 cafés com empreendedoras
 

Estamos só começando! Ano que vem nosso trabalho será ainda maior e contamos com vocês ao nosso lado. Esperamos que 2018 seja muito próspero para todas nós!

 

 

s;