#5 Você é incrível – O valor da liberdade

incrível

AO ABRIR SUA EMPRESA, PRISCILA GANHOU AUTONOMIA. E É ESSA MESMA SENSAÇÃO QUE SEUS PRODUTOS PROPORCIONAM AOS SEUS CLIENTES
 
“Alforje é aquele negócio de comer?” Priscila ouve essa frase com frequência desde 2010, quando criou a Alforjaria, uma marca de acessórios para ciclistas urbanos. Seu principal produto, cujo nome ainda causa confusão, é uma bolsa que se encaixa na bicicleta, facilitando o transporte de cargas sobre duas rodas.
 
Priscila já trabalhou em cursinho pré-vestibular, loja, bar e agência de marketing. Um dia, sentiu necessidade de comprar um alforje para sua bicicleta, mas as opções que encontrou à venda eram limitadas e caras. Então ela decidiu usar os ensinamentos de costura passados por sua mãe quando criança, criando o próprio equipamento. Logo as pessoas passaram a pará-la na rua perguntando onde ela havia comprado a bolsa. Bingo! Havia ali uma oportunidade de negócio.
 
Por seis anos, ela fez tudo sozinha, desde a concepção das peças até a gestão da loja virtual. Hoje, conta com cinco prestadores que realizam os serviços de corte e costura. O catálogo possui mais de 50 produtos, vendidos pela internet e também em cinco lojas parceiras na cidade de São Paulo. Com o Prêmio Pandora Mulheres Empreendedoras, Priscila espera abrir uma loja física própria e começar a vender seus alforjes para outros países.
 
A marca facilita a vida de muita gente, como Gabriella Fontaneta, de 31 anos, de São Vicente (SP), que pedala diariamente até o trabalho. “A mochila pesa nas costas, amassa a roupa e deixa as costas molhadas nos dias quentes. Poder acomodar tudo no alforje foi libertador!”, diz. Ela também se sente feliz por apoiar o projeto de uma empreendedora: “As mulheres em geral ganham cerca de 30% a menos do que os homens, ocupam maior parcela de subempregos e ainda são as principais responsáveis pela criação dos filhos”, explica a geóloga.
 
Para Priscila, o empreendedorismo foi libertador, por permitir que
trabalhasse em casa, com horários flexíveis. “A palavra ‘alforje’ vem do radical árabe al-hurj, o mesmo de ‘alforria’. A Alforjaria é quase uma fábrica de liberdade!”, explica, orgulhosa.
 
Para saber mais: www.alforjaria.com.br
 
Priscila é uma das cinco vencedoras do Prêmio Pandora Mulheres Empreendedoras. Ela ganhou acesso a cursos e mentorias que vão acelerar o seu negócio. Os recursos do prêmio foram obtidos com a venda do livro Você é Incrível,
um projeto da Editora MOL e da Pandora. A publicação ainda está à venda. Parte do valor que você paga é doada à Rede Mulher Empreendedora, que ajuda milhares de brasileiras a construir uma vida melhor abrindo a própria empresa. Saiba mais e compre o seu em bancadobem.com.br/voceeincrivel
 
A Editora MOL produziu este material gratuitamente,
em favor da causa do empoderamento feminino.
Reportagem: Daniela Arcanjo/Editora MOL
Foto: Tiago Lima/Editora MOL

 
**Errata: este texto foi editado, tendo duas informações incorretas retiradas. A versão original dizia que Priscila cuida sozinha de seu filho. Na verdade, a guarda é compartilhada com o pai. E, ao contrário do que havia sido informado, Priscila não é formada em Letras. A Editora MOL, responsável pela reportagem, pede desculpa pelos enganos e por suas implicações.

s;